terça-feira, 24 de abril de 2012

Comunicação Empresarial 2.0


Você já parou para pensar como a comunicação mudou nos últimos anos? Como estamos nos sentindo engolidos pelo excesso de informações compartilhadas pelas pessoas com as quais nos relacionamos no mundo digital? E a falta de tempo para consumir tanto conteúdo? É neste turbilhão cheio de novidades tecnológicas que nasceu a Comunicação Empresarial 2.0.

A Comunicação Empresarial 2.0 é uma evolução da comunicação corporativa tradicional, a qual a maioria das empresas está acostumada. Mas se você acredita que a principal evolução do modelo de comunicação 1.0 para o 2.0 ocorreu por conta da tecnologia está enganado. Pelo menos se considerarmos o contexto da comunicação interna das empresas, esta evolução não seria possível sem uma mudança cultural. O que, inclusive, vem acontecendo quase de forma silenciosa nas organizações.

Se você parar para analisar verá que os tradicionais modelos de gestão da comunicação estão evoluindo e sendo adaptados para um novo contexto em que o indivíduo tem um papel muito mais importante e colaborativo.

Levantei alguns itens que Alejandro Formanchuk pontua para ilustrar essas mudanças culturais que geraram a evolução do modelo da comunicação empresarial 1.0 para o 2.0 dentro das organizações:



Não podemos negar que boa parte desta mudança cultural é causada pelo comportamento das pessoas que estão baseando suas relações no mundo digital. E que tudo isto é extremamente importante para o desenvolvimento de um novo modelo de gestão organizacional que continuará evoluindo e adaptando-se ao longo do tempo.

O mais interessante em todo este cenário é que a própria tecnologia propiciou o desenvolvimento de uma comunicação muito mais direcionada para o lado humano das relações. Pense nisso!

2 comentários:

  1. Assisti a uma palestra do Alejandro Formanchuk é realmente temos muito a refletir sobre os modelos de comuinicação que usamos. Mas acredito que o principal é a mudança do modelo mental para 2.0, 3.0, 4.0...
    Ainda somos da geração que foi formada para buscar controlar a comunicação e não para compartilhar o conhecimento. E olha que não soos tão velhos assim! rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que privilégio assistir esta palestra. Gostei muito da abordagem dele sobre a cultura 2.0.

      Tento fazer o exercício de mudança diariamente! Não é fácil, mas quando nos damos conta de como a cultura 2.0 começa a tomar conta de todas esferas sociais tudo acaba fluindo de uma forma mais natural.

      Valeu pela contribuição!

      Excluir

Obrigada por contribuir com seu comentário!

Sobre a autora

Minha foto
Gestora de Negócios da Moblife. Relações Públicas, especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Adoro novas ideias e projetos de inovação. É por este motivo que sou uma das idealizadoras do Mais Comunicador Empresarial.