sexta-feira, 20 de abril de 2012

Redes sociais digitais corporativas: Saiba por que sua empresa precisa entender este fenômeno.


Lendo o post de Carlos Nepumuceno esta semana consegui identificar de forma muito clara uma percepção que há algum tempo tenho sobre o mundo digital empresarial.

Neponucemo levanta o ponto que é chave para a disseminação de um novo fenômeno: as redes sociais corporativas. "...quando falamos de implantar redes sociais digitais corporativas estamos falando algo de outra ordem, de outra natureza, pois estamos falando em mudanças no cérebro. Estamos falando não de gestão, mas na mudança em um dos elementos bases dela: o ser humano."

Ainda, segundo Neponucemo, este NÃO é um processo opcional; NÃO é uma escola de gestão; é SIM a chegada de um novo ambiente cognitivo que introduz uma nova forma de resolver velhos problemas. "É algo inapelável que tem que ser gerenciado pelo mais alto nível da organização, pois dessa estratégia depende o futuro da organização. Como vai se alinhar o negócio a um novo mundo em que o ser humano está mudando."

O digital tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas e no ambiente corporativo esta realidade não é diferente. Mesmo que muitas empresas limitem o acesso de seus colaboradores às redes sociais o comportamento das pessoas tende a forçar as organizações a participarem deste novo cenário social.

E é por este motivo que as empresas precisam entender este fenômeno. É ncessário aproveitar a potencialidade do compartilhamento social digital. Este modelo de socialização pode favorecer a fluidez da comunicação interna e gerar novos modelos de capacitação pautados na troca de informações de forma rápida e constante.

As redes sociais estão ditando um novo modelo de comportamento e, se as empresas quiserem desenvolver os talentos que estão em sua estrutura organizacional, inevitavelmente terão que abrir espaço para esta modalidade de relacionamento.

É importante ressaltar que a organização não precisa liberar o acesso irrestrito a perfis sociais dos funcionários. É necessário que os gestores entendam o novo comportamento social digital para apoiar o processo de implantação e explorar da melhor maneira a rede social corporativa.

Enfim, estruturar a Rede Social Digital Corporativa é um passo importante para o futuro da organização. Principalmente por possibilitar a criação de um modelo aberto de colaboração em sintonia com os valores da organização.

E sua empresa, será que já está trabalhando pensando neste novo cenário? Reflita e comece as mudanças necessárias!

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Fe! Muito legal o blog!
    Passa para conhecer o meu depois... www.viajandocomsabor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju! Já estou dando uma "viajada" no seu blog! E como tem viagem para fazer nele! Bjo

      Excluir

Obrigada por contribuir com seu comentário!

Sobre a autora

Minha foto
Gestora de Negócios da Moblife. Relações Públicas, especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Adoro novas ideias e projetos de inovação. É por este motivo que sou uma das idealizadoras do Mais Comunicador Empresarial.