No último texto que publiquei listei algumas características que sinalizam as mudanças da cultura empresarial 1.0 para a cultura 2.0. Agora gostaria de relembrar alguns destes itens e propor uma reflexão sobre como o trabalho em equipe na sua empresa pode ou não evidenciar esta mudança cultural.
Proponho que façamos questionamentos para cada um dos tópicos. Assim, poderemos avaliar se a equipe com a qual trabalhamos está no caminho de evolução do modelo 1.0 para o 2.0.
Elegi alguns itens da lista e os classifiquei em 3 grupos: Liderança, Comunicação e Inovação. Estes 3 itens representam aspectos chave para o desenvolvimento do trabalho em equipe e, por isso, merecem uma reflexão tanto dos líderes como dos colaboradores.
Liderança
Na cultura 1.0 Na cultura 2.0Briga por poder -------------------> Rotação de poder
Centralização ----------------------> Descentralização
Chefe e subordinado --------------> Colaboradores móveis
Direção -------------------------------> Facilitadores
O líder é que sabe -----------------> O líder se cerca de quem sabe
- Existe multidisciplinariedade na minha equipe de trabalho?
- O poder é distribuído de acordo com as etapas do projeto?
- As pessoas da minha equipe reconhecem e validam este poder situacional?
- Os membros do minha equipe estão dispostos a assumir os riscos e responsabilidades quando o poder lhes é delegado?
- A equipe reconhece e legitima as pessoas por suas competências e conhecimento?
Comunicação
Na cultura 1.0 Na cultura 2.0Competência ------------------------> Cooperação
Informação ---------------------------> Diálogo
- Os integrantes da equipe colaboram uns com os outros, disponibilizando informações, trocando conhecimento e ideias sobre o desenvolvimento do trabalho?
- A comunicação é de mão dupla?
Inovação
Na cultura 1.0 Na cultura 2.0Conservar --------------------------> Criar e recriar
Não fracassar ----------------------> Aprender com os erros e tentar de novo
Adaptados e repetitivos ---------> Insatisfeitos e criadores
Sim senhor -------------------------> Porque?
- Estamos propondo ou criando coisas novas?
- Quando foi a última vez que alguém deu uma ideia nova para o grupo?
- As pessoas da equipe criticam de forma construtiva opiniões e ideias que são sugeridas nas reuniões?
- Quando algo não funciona refletimos o que pode melhorar em outro projeto?
- Como me sinto em relação ao grupo: um questionador reprimido ou um tolerante pacato?
- E os outros membros da equipe como se comportam e o que sentem em relação ao grupo?
Se conseguirmos periodicamente realizar estes questionamentos poderemos contribuir e muito para o desenvolvimento da organização. Lembrando que esta avaliação não deve ser feita apenas pelos líderes. Na cultura 2.0 cada profissional se sente à vontade para realizar esta reflexão e repensar suas atitudes perante o grupo.
Por isso, se estamos sintonizados, ou pelo menos buscando a sintonia, com a cultura empresarial 2.0, devemos realizar estes questionamentos constantemente. Desta forma será possível avaliar se o seu comportamento no grupo está ajudando no crescimento e fortalecimento do trabalho em equipe.
Pense nisso e comece a mudança a favor do desenvolvimento da sua empresa e do seu crescimento profissional. Use a sua influência positiva para conduzir a equipe a um resultado que seja bom para todos!
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